Cabeçalho

Há anos ocorrem ricos diálogos sobre Civilização Humana e Filosofia, Teologia, História e Cultura em geral! Tudo que possa interessar a alguém que espera da vida um pouco mais que outra temporada de BBB! Após diversos convites a tornar públicos estes diálogos, está feito! Quem busca uma boa fonte de leitura, por favor, NÃO VISITE este site. O que esperamos, de fato, é a franca participação de todos, pois não se chama “Outros Discursos”.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Desaforo

Em 07/07/2010 observei alguns eventos os quais, no mesmo dia, compartilhei com amigos no texto que segue. Retomo-o agora e o posto neste canal esperando fomentar discussões sobre o comportamento humano.
“Esta manhã (07/07/2010), à caminho do trabalho, aprendi uma palavra nova, “Desaforo”. No metrô observei de longe um sujeito sendo arrastado pelo segurança da companhia para um vagão; provavelmente vinham de uma recente briga, sendo do segurança a tarefa de separar os participantes. O sujeito que assisti gritava alucinadamente “Eu não vou levar desaforo pra casa!”. Aprendi mais esta. Uma palavra mágica, pois se já não fosse ínfima a centelha de humanidade que esta criatura chamada “Homem” carrega consigo, ganha o direito de aniquilá-la, reduzindo-se a comportamentos inferiores aos de animais e mergulhando no oceano da agressividade, intolerância e rispidez, quiçá fúria. Impossível torna-se a conjugação do verbo desculpar, sobretudo o emprego de “Desculpe” ou “Desculpo”. A sentença “Eu não vou levar desaforo pra casa!” parece legitimar todo este absurdo, sentindo-se até ofendido aquele que não tem o direito de revidar o malfadado “desaforo” supostamente sofrido. Senhor interlocutor, consciente que sou do fato de 99% das pessoas julgarem a máxima “Eu não vou levar desaforo pra casa!” muito mais importante que qualquer mínima inclinação á paz e à boa vontade - ao Ser Humano de fato - solicito que não me julgue desaforado e não aponte para mim sua arma. Não pretendo iniciar qualquer briga, portanto, tranqüilize-se. O senhor não levará desafora pra casa.”

3 comentários:

  1. Observo todos os dias pessoas se afundando na sua própria mediocridade.
    De acordo com o dicionário: Desaforo: Ato contrário aos princípios da boa educação.
    Imprudência, pouca-vergonha,atrevimento, insolência, insulto, afronta.
    Mais o ato de “Não levar desaforo pra casa” já parte ao atrevimento, é um insulto e o pior um afrontamento a outra parte de forma a, quem sabe, levar a situação ao extremo.
    É por essas e variam outras que o Mundo esta como esta. A falta de tolerância com o próximo, a questão do orgulho, da incapacidade de perdoar, ou simplesmente pedir desculpas, ou até quem sabe ceder a outra face e vencer pelo cansaço, esta levando o ser humano... ou não tão humano assim, a animalidade.
    Não sei nem se deveria comparar uma pessoa assim a um animal, pois estes têm instinto, e nós temos a capacidade de racionalizar. Mais se pelo menos, através daqui, ou pessoas como você Celo puderem passar algo pra outros “desaforados” talvez possamos resgatar alguém que já esteja sendo corrompido por esse Mundo repleto de intolerância, impaciência e "não pensadores" kkkkk.

    ResponderExcluir
  2. Um belo post. Válido.

    Levar "desaforo para casa" muitas vezes me ajudou muito. Nesses já não poucos anos de minha vida, percebo que não levar "desaforos para casa", em grande parte das vezes me fez piorar situações já horríveis. Ao tentar defender minha dignidae ou minha hombridade, me coloquei em situações bestiais!

    Já que este blog tem em suas bases conversas de amigos, fica uma dica minha, um homem que se orgulha das amizades que tem: Se você quer ser amigo de alguém e ter amigos, leve desaforos para casa!!!

    Sinceramente, dá para ter amigos de longa data, sem superar uma ou outra rusga? Se você acha que sim, sinto muito em te falar isso, mas não há meio!

    Você que está lendo, ficou ofendido? não quer levar desaforo para casa? Então me desculpe, não perca a cabeça, mande um bom texto para nosso blog! Quem sabe possamos ser amigos?
    rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite Ju!
    Não tenho o hábito de aplicar o termo “mediocridade”, mas devo concordar. Parece que o padrão, no convívio social, é o nivelamento “por baixo”, no que se refere ao bom senso, à gentileza e boa educação. Intolerância é a questão chave; parece que se tolera apenas o que convêm, o que é útil ou benéfico, corrompendo assim o significado e a aplicabilidade da Tolerância em si. O resgate do bom senso cabe a todos nós, construtores deste espaço (partindo da hipótese que em nós ainda resta algum bom senso. RS), pessoas em busca de algo mais profundo para a vida!

    Saudações Mestre Newton!
    Faço votos de que vossa dica ecoe entre as pessoas. Quem sabe no cultivo do contraditório hábito de “levar desaforo para casa” encontremos um meio de mostras às pessoas um novo e enriquecedor modo de vida em sociedade?

    Que a Força esteja com todos!

    ResponderExcluir