Cabeçalho

Há anos ocorrem ricos diálogos sobre Civilização Humana e Filosofia, Teologia, História e Cultura em geral! Tudo que possa interessar a alguém que espera da vida um pouco mais que outra temporada de BBB! Após diversos convites a tornar públicos estes diálogos, está feito! Quem busca uma boa fonte de leitura, por favor, NÃO VISITE este site. O que esperamos, de fato, é a franca participação de todos, pois não se chama “Outros Discursos”.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Festa da Democracia

Há um bom tempo o desencantamento pela vivência política levou-me ao abandono do Voto. Para evitar constrangimentos em minha vida profissional, não falto ao evento, mas raramente aponto alguém (voto nulo). Com o passar do tempo e o amadurecimento daquele descontentamento cheguei a 3 Critérios de Avaliação, os quais mantinha em meu coração, tendo sido escritos efetivamente apenas hoje. Os publiquei noutro canal (Twitter / @phdcelo), e os transcrevo aqui a fim de fomentar diálogos à respeito. São eles:
  1. Um bom PC custa R$ 2000,00 e uma câmera digital, uns R$ 500,00. NÃO VOTAREI em quem gaste mais que isto numa campanha! Panfleto é lixo!
  2. Um homem verdadeiramente comprometido com a Coisa Pública terá vergonha do salário que lhe é oferecido e o recusará!
  3. Este homem utilizará transportes públicos, tratará da saúde em postos de saúde e matriculará seus filhos em Escolas Estaduais!
Naquele canal eu concluía o raciocínio dizendo “Acho que morrerei sem voltar à participar da "Festa da Democracia’!”. Não tenho objetivo de levar um eventual interlocutor ao abandono do voto! Minha esperança é que exista, em algum lugar neste mundo, prova LEGÍTIMA de que estou errado em meu desgosto!

7 comentários:

  1. Olá Marcelo!

    Sem esquecer que no Brasil a democracia é confundida exclusivamente com direito à voto, e isto é um grande equívoco, pois democracia é além do direito à voto o direito a manifestações públicas, legislar e etc... Mas isso todos nós sabemos que não é muito bem aceito.

    PS: Marcelo, você tem um perfil muito obscuro! Gostaria de saber um pouco mais sobre você!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o senhor!
    Exercitamos nosso papel democrático em muitas ocasiões, até mesmo aqui, enquanto mantemos este diálogo!
    PS: A obscuridade é sempre agradável, rs. O que o senhor gostaria de saber?!
    PPS: O que aconteceu com o seu blog?!

    ResponderExcluir
  3. Importante! Aqui um movimento que pode superar meu negativismo político. #EuVotoDistrital Quem puder, visite ! http://t.co/nkUf5z3

    ResponderExcluir
  4. Olá Marcelo!

    Não precisa me chamar de senhor! Você trabalha com o quê?

    Estou de endereço novo:

    brevescronicas.blogspot.com

    Anselmo.

    ResponderExcluir
  5. "TóCHIco"! (risos)
    Ou algo parecido, já que "estou" bancário! A meta é lecionar (sou Graduado em Filosofia), mas ainda não tive sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Lembro que esse post foi iniciado por um "tuíte" do Marcelo, sobre as limitações da democracia, ou dos problemas que ele enxerga nos sistema eleitoral, de maneira especial na campanha.

    Eu não concordo com o ponto de vista exprimido aqui. Nunca anulei meu voto e direciono minhas escolhas aos candidatos compromissados com as ditas "bandeiras de esquerda", sem no entanto defender um partido.

    Apesar de tudo isso, não posso criticar essa falta de motivação do nosso escritor em participar das eleições brasileiras. Cito dois problemas que considero principais em nosso processo eleitoral, que são maiores do que as eleições, estão relacionados aos valores de nossa sociedade:

    1) As pessoas votam em produtos, não em candidatos, e se deixam levar pelo "comercial", inclusive escolhendo o que se veste melhor, que tem o melhor jingle, que fala bem, etc, esquecendo as questões principais, como a trajetória política ou o plano de governo.
    2) temos uma democracia representativa, quando nossa luta deveria ser na construção de uma democracia PARTICIPATIVA! Votar é muito pouco.

    Há outras coisas que poderia apontar aqui, mas essas são as que mais saltam aos olhos...

    ResponderExcluir
  7. Mestre Newton, é um desaforo que entre nestes espaço para discordar do que eu digo!!!!!!!!
    Brincadeira! O fato é que eu contava com vossa discordância e teria ficado extremamente desapontado caso não o tivesse feito. Através do senhor, discussões com outras pessoas e até mesmo de algumas leituras tenho percebido que minha postura em nada colabora para a melhoria do cenário político nacional. Isto posto, muito me agradaria que comentasse sua noção de Democracia Participativa, com exemplos práticos disto. Se possível, acrescente sua opinião sobre o "Voto Distrital".

    ResponderExcluir