Cabeçalho

Há anos ocorrem ricos diálogos sobre Civilização Humana e Filosofia, Teologia, História e Cultura em geral! Tudo que possa interessar a alguém que espera da vida um pouco mais que outra temporada de BBB! Após diversos convites a tornar públicos estes diálogos, está feito! Quem busca uma boa fonte de leitura, por favor, NÃO VISITE este site. O que esperamos, de fato, é a franca participação de todos, pois não se chama “Outros Discursos”.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Trânsito e Reputação

A reflexão a seguir não deriva da leitura dos mais recentes trabalhos acadêmicos, tampouco se origina de qualquer revista sobre psicologia, psicanálise, “psicosucrilhos” e afins. Baseia-se exclusivamente em minhas opiniões sobre o tema e, por isto mesmo, deve ser lida como um simples compartilhar de ideias para o início de um diálogo. Esta noite, enquanto aguardava o ônibus vencer o trânsito da 23 de Maio para alcançar a estação Anhangabaú do Metrô – trânsito que complicava o avanço até mesmo no corredor exclusivo, vale dizer – observei a frustração das dezenas de motoristas pelos quais passei, cada qual perdido naquela multidão de veículos, quase sempre solitário em seu próprio carro, e me perguntava o que levava alguém a preferir uma tortura como aquela à viagem de ônibus e metrô?

É elementar que a última coisa que se pode esperar dos transportes públicos em São Paulo é conforto, não obstante, por mais apertado que se esteja ao dividir um único metro quadrado do vagão do metrô com outras sete pessoas, ainda há a satisfação de saber que você está andando. A ideia de passar horas preso no trânsito só pelo “conforto” de estar sentado no estofamento macio de um carro me incomoda demais. Ocorreu-me, então, que talvez o motivo pela decisão de continuar com o sofrimento do trânsito não seja exatamente pelo “conforto”, talvez o objetivo maior seja a Reputação.
Neste momento faz-se necessária uma pausa para discutir o termo: É elementar que não estou reduzindo o padrão de comportamento de toda uma massa de pessoas à futilidade do “preciso mostrar que tenho carro!”. O final é este, mas o percurso é muito mais sutil. Não creio que o sujeito que está ali sofrendo na terrível experiência de alternar entre o ponto-morto, 1ª marcha, 2ª marcha e novamente ponto-morto, esteja, enquanto isto, pensando “mas pelo menos mostrei meu carro!”. Da mesma forma não creio que pela manhã, no momento em que decidia pelo uso do veículo, raciocínios análogos o tenham inclinado à decisão pelo veículo. Ainda assim, parece-me existir um “Quê” deste tipo de inferência lá nos mais internos mecanismos da psique destes cidadãos. Como exemplo, pense em uma pessoa muito encrenqueira, destas que convertem qualquer mínimo desentendimento em pancadaria. Naturalmente trata-se de uma pessoa extremamente inclinada à violência, sabe-se lá por quais motivos. Um forte motivo, porém, ainda que este sujeito jamais admita e até mesmo sem se dar conta é a Reputação ¹. Algo que pode ser interpretado como hostil lhe foi dito ou feito à vista de terceiros. O assunto deixa de ser uma simples ofensa contra si, que poderia ser revista, rediscutida ou simplesmente relevada, pois fica pendente ainda a questão da opinião daqueles que assistiram ao evento. “O que pensarão de você?”, “É um covarde?”, “Não vai reagir?”. Repito, este tipo de questionamento não precisa acontecer de forma consciente para mostrar o imenso poder que tem nas fundações do comportamento deste indivíduo. Forças poderosas disputam o poder para impulsioná-lo nesta ou naquela direção e padrões de pensamento como estes, ainda que imperceptíveis, desempatam a questão com facilidade.
Estabelecida a compreensão que tenho do termo Reputação quando o aplico aqui, voltemos ao Trânsito. Pensem naquele indivíduo como um imenso sistema planetário. A reputação é um dentre os diversos astros que contornam a estrela que ele chama “Eu”. A estrela não é fixa; ela oscila conforme é atraída mais ou menos pela soma ou divisão das forças gravitacionais destes astros, ao mesmo tempo em que ela mesma exerce força gravitacional sobre todos, mantendo o conjunto unido. O conjunto todo se inclina neste ou naquela sentido enquanto estas diversas forças formam os mais complexos cenários de equilíbrio gravitacional. A Reputação ², por sua vez, é um planeta vampiro, com o poder de atrair corpos menores – pensamentos como “o que vão pensar de mim?” - somando sua massa (consequentemente sua força gravitacional) à dele próprio. Isto desequilibra todo o sistema, inclinando-o em direção a este astro em particular, determinando o comportamento do sujeito. “Eu tenho carro, o que pensarão ao me ver chegando de ônibus?”, “Não quero que pensem que sou um pedestre qualquer!”, “Dei duro por esta conquista e quero que todos vejam o fruto do meu esforço!”. Não são pensamentos maléficos, não estou aqui para falar de pecado; Repito, talvez nem sejam pensamentos conscientes, ainda assim, em algum canto escuro, creio que estejam lá, determinando o comportamento de muita gente, empacado o trânsito da 23 e de diversas outras vias. O estado de espírito de um determinando o ambiente de todos.

Notas:

² Ou seria melhor dizer “a preocupação que se pode ter com relação à opinião alheia”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário