Cabeçalho

Há anos ocorrem ricos diálogos sobre Civilização Humana e Filosofia, Teologia, História e Cultura em geral! Tudo que possa interessar a alguém que espera da vida um pouco mais que outra temporada de BBB! Após diversos convites a tornar públicos estes diálogos, está feito! Quem busca uma boa fonte de leitura, por favor, NÃO VISITE este site. O que esperamos, de fato, é a franca participação de todos, pois não se chama “Outros Discursos”.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Reflexões Espirituais!

Não é raro sonhar que estou escrevendo ou compondo algo; material de excelente qualidade, pelo menos é a impressão que o sonho sempre me deixa, porém, na vigília, lembro apenas do ato da criação, jamais do produto! (lástima!) Deve ser algum mecanismo de defesa do espírito, para evitar a descoberta de que a coisa não era tão boa assim! Nesta noite sonhei que estava no trabalho, como agora, e escrevia para o blog, como faço neste momento. Inusitado foi, ao acordar, lembrar-me do título do texto, “Reflexões Espirituais”. Na ausência de conteúdo (não recordava uma palavra), me foi oferecido outro pela própria vida; em função de um curto diálogo com a Pensadora Luciane Trevisan (indico que sigam @Isso_ou_aquilo e visitem http://isso-ou-aquilo.blogspot.com/. Idéias de qualidade!) ocorreu-me uma imagem que não cheguei a apresentar naquela discussão, mas a evidencio agora.
Lembrei-me de Nietzsche ao narrar a morte de todos os deuses, de rir quando um determinado deus se proclamou o único. Acabou tornando-se único, de fato! Revivemos este evento na cultura atual ao assistir o deus da Ciência ser elevado e os demais deuses, a Filosofia, a Arte, a Teologia e, por vezes, a História, serem deixados de lado, desconsiderados ou taxados como desnecessários ou supérfluos; convidados à própria morte, enfim. Esta situação nos deixa em um paradoxo profundamente complexo, pois se por um lado elevamos a Ciência como a divindade contemporânea, sua filha mais velha, a Tecnologia, lança-se por sobre o mundo totalmente descontrolada. O poder de um deus e a irracionalidade de uma tempestade! Estes deuses não são em si malignos, mas são vazios, no que se refere à capacidade humana de atribuir valor às coisas! A Ciência sai em busca do conhecimento, verdade por verdade, a tecnologia à produção, engenho por engenho; Nem uma nem outra produzem valor, capacidade genuinamente humana, assim, cabe a nós atribuir valor às verdades e engenhos produzidos, identificando seus significados para o bem individual e social.
Aqui um problema! Para garantir efetividade e “acertividade” (o erro no emprego do “C” é proposital. Neologismo para a propriedade de acertar) à nossa capacidade de criar valor, necessitamos da base cultural, conceitual e ética que nos seria dada pela Filosofia, Arte, Teologia, História, etc. A vida e sucesso do deus único depende do apoio dos deuses eliminados! Aqui fica a pergunta e o apelo: Será possível ainda, mediante oferta de nosso próprio espírito, resgatar a vida dos velhos deuses para deles obter o conselho indispensável a nossa própria sobrevivência?

2 comentários:

  1. Olá Marcelo!

    Realmente, a cultura é conhecimento, que por sua vez traz uma base mental que formula o caráter do indivíduo. O problema é o acesso das pessoas para com a cultura. Portanto as citadas fontes de cultura já são suficientes para nos aconselhar do melhor.

    A propósito adicionei um link de seu blog no meu, na sessão "Blogs Recomendáveis". Confira você mesmo!

    Um abraço.

    Anselmo

    ResponderExcluir
  2. Saudações, desaparecido amigo!
    Me perdoe a demora em responder! Embora visite este blog a cada instante, acompanhando estatísticas e, eventualmente, aprovando comentários, é raro conseguir tempo suficiente para responder de forma apropriada.
    Concordo com o seu parecer, de fato, a queda destas fontes de cultura tem relação tanto com desvalorização que se opera contra elas quanto na questão da dificuldade de acesso imposta à maioria da população. Não discutirei se tal dificuldade é proposital, para não entrarmos em intermináveis discussões políticas!
    Sobre a questão do link, fico muito grato pela honra. De fato, eu desconhecia tal ferramenta! Retribuirei o favor tão logo descubra como fazê-lo!
    Um grande abraço!
    Que a Força esteja com você!

    ResponderExcluir