Cabeçalho

Há anos ocorrem ricos diálogos sobre Civilização Humana e Filosofia, Teologia, História e Cultura em geral! Tudo que possa interessar a alguém que espera da vida um pouco mais que outra temporada de BBB! Após diversos convites a tornar públicos estes diálogos, está feito! Quem busca uma boa fonte de leitura, por favor, NÃO VISITE este site. O que esperamos, de fato, é a franca participação de todos, pois não se chama “Outros Discursos”.

domingo, 13 de abril de 2014

Vidas Passadas - Parte 2

Estendendo a reflexão para além do limite "uma única existência" atingimos um nível reflexivo que é, simultaneamente, matemático, físico e literário.
Matemático por mergulhar fundo no mundo das probabilidades.
Físico pela relação quase carnal com teorias como a do Big-Bang, das cordas, etc.
Literário por flertar com a criatividade humana, alimentando-se desta para voador por sendas nas quais a caminhada seria lenta e árdua.

Vejamos que visão de existência cada degrau nos dá. Pense neste universo neste momento. Sua extensão incalculável abarca um número inimaginável de estrelas, cada qual com sua "trupe" planetária. As condições necessárias para a existência de vida como conhecemos são difíceis de se apresentar, mas considerando o número de estrelas e planetas existentes não devem ser raros. Imagine então quantos destes planetas poderiam apresentar vida se extrapolarmos nossas limitadas noções de biologia. Agora subtraia o "neste momento", aplicado há pouco. Expanda sua ideia de mundos possivelmente abrigando vida acrescentando o incalculável número de mundos que já existiu e que existirá neste universo.
Satisfeito? Eu não. Espantado com a imensa possibilidade de vida? Ainda não o bastante. Acrescente "Big-Bang" ao cálculo. Considerando passado, presente e futuro deste universo a possibilidade de vida já é absurda. Pense em explosões, expansões, colapsos e implosões. Infinitos universos sucessivos, cada qual com seu incalculável volume de estrelas, planetas, vida e civilizações.
Já perdeu a conta? Não basta. Introduza teoria das cordas, universo holográfico, universos em membranas, etc. Cada linha de infinitos universos passados e futuros se desenrola paralelamente a infinitas linhas, cada qual com seu infinito número de universos passados e futuros. Cada um com incontáveis possibilidades de estrelas, planetas, vida, civilizações. Cada civilização destes incontáveis mundos pulverizados nestes infinitos universos multiplicados por infinitas linhas dimensionais possui, em si, um quase infinito número de indivíduos, separados no passado, presente e futuro daquele civilização específica. Uma possibilidade quase infinita de histórias numa única civilização multiplicada pelo infinito de civilizações possíveis.
Hora do pulo do gato (ou hora do wormhole): introduzamos a literatura. Se preferir, inclua os sonhos, as alucinações induzidas por entorpecentes, qualquer manifestação criativa. Agora me diga, qual história que você tenha criado, sonhado ou lido pode ser marcada com o rótulo "certamente nunca aconteceu"? Qualquer história que você ou outro seja capaz de conceber necessariamente aconteceu na vida de um indivíduo em particular, em um dos infinitos universos possíveis. Qualquer história criada é, necessariamente, vida passada ou vaticínio, certo com se embaralhar um baralho infinitas vezes te levará a obter, por simples regra de probabilidade, um baralho organização por valor e nipe.
Comecei está reflexão dizendo que recordei de vidas passadas. Qualquer história que te ocorra, considerando a hipótese acima, trata de uma vida passada (dizer que é uma vida passada sua é outra coisa. Não tratarei de metafísica).

Mastigue isto. Processe, reprocesse, engula ou cuspa. Em seguida me diga porque o fez.
Concluiremos este diálogo em Vidas Passadas - Conclusão

Nenhum comentário:

Postar um comentário