Cabeçalho

Há anos ocorrem ricos diálogos sobre Civilização Humana e Filosofia, Teologia, História e Cultura em geral! Tudo que possa interessar a alguém que espera da vida um pouco mais que outra temporada de BBB! Após diversos convites a tornar públicos estes diálogos, está feito! Quem busca uma boa fonte de leitura, por favor, NÃO VISITE este site. O que esperamos, de fato, é a franca participação de todos, pois não se chama “Outros Discursos”.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Yggdrasil - Parte 1

A reflexão que segue destina-se, inicialmente, ao Padawan Leonardo Correia, abrindo-se em seguida aos aventureiros que dela desejarem participar. Para acompanhá-la é preciso, antes, conhecer as fundações. Tudo começa com uma árvore...

Dia destes, no ônibus, à caminho do trabalho, avistei uma árvore. Vejo-as todos os dias, às dezenas, centenas (passo pelo Parque do Ibirapuera), mas aquela foi única. Nada (ou tudo) de especial na árvore em si, mas a experiência interna contemplando-a foi inédita. Numa única visão observei passado, presente e futuro (nada místico, alerto! Simples esforço imaginativo). Via um vigoroso fluxo no qual água e nutrientes eram capturados no solo pelas raízes, ascendiam pelo tronco e galhos, convertiam-se em folhas, flores e frutos, caiam e decompunham-se, reiniciando o ciclo.
Imediatamente vi sobreposto ao ciclo a velha imagem dos campos magnéticos que os livros de ciência mostravam na época de escola. Não quero dizer que o ciclo da vida nos vegetais seja regido por regras do eletromagnetismo. Simplesmente segue fluxo semelhante. Para criaturas minúsculas como nós, limitadas por definição, o Universo parece infinitamente criativo. Parece-me, por outro lado, que seja absurdamente repetitivo, vicioso até. O mesmo conceito de fluxo caracterizado pela figura de elipses ou círculos unidos ao redor de um eixo comum o qual tocam tangencialmente está em toda a parte. No ímã, na árvore, no ciclo da água em nosso planeta, no furacão, não explosão atômica, no corpo humano (ilustrarei esta ideia após concluir a presente reflexão, a qual talvez precise ser dividida em partes), quiçá na formação do nosso universo ou na relação entre universos (e é sobre isto que se debruça nossa reflexão).
Por ora reflita sobre o ímã e a árvore. Depois assista o Mestre Sagan em https://www.youtube.com/watch?v=7JsgSmY95es e reflita sobre aquilo. Precisaremos destes subsídios para que seja possível seguir.

Que a Força esteja com todos!

Continua em Yggdrasil - Parte 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário