Cabeçalho

Há anos ocorrem ricos diálogos sobre Civilização Humana e Filosofia, Teologia, História e Cultura em geral! Tudo que possa interessar a alguém que espera da vida um pouco mais que outra temporada de BBB! Após diversos convites a tornar públicos estes diálogos, está feito! Quem busca uma boa fonte de leitura, por favor, NÃO VISITE este site. O que esperamos, de fato, é a franca participação de todos, pois não se chama “Outros Discursos”.

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Dia Ruim!

Hoje (terça-feira, 24/10/2017) não é um bom dia para escrever. Estou cansado. Hoje e ontem foram dias particularmente complicados no trabalho em função de ausências. O cansaço implica em considerável redução nos níveis de otimismo, esperança e boa vontade. Como costumo publicar textos às quintas (antecipados no máximo para a noite da quarta) seria sábio respirar, descansar e escrever só amanhã. Tenho tempo. Por isso mesmo decidi viver a experiência de escrever hoje: Hodie!

Enquanto escrevo penso em minhas motivações para escrever. Por muito tempo minhas reflexões foram marcadamente políticas e sociais, com pinceladas e momentos psicanalíticos. Mais recentemente tem sido profunda a minha inclinação aos temas espirituais. No geral penso que não saí da Filosofia, antes nos caminhos da Ética, Sociologia e Epistemologia, agora mergulhando na Metafísica. Hoje, porém, cansado, não me sinto filósofo (com efeito, não o sou, mas no geral simulo sê-lo com desempenho aceitável). Reflito então sobre o motivo da escrita, sobre o motivo dessas publicações.
A plena ausência de comentários e reações aos textos faz-me duvidar dos números astronômicos de  visitas que o Google Analytics tenta me convencer que recebo. Não importa. No fim (sobretudo agora) percebo que escrevo inteiramente voltado ao ato da criação e reflexão, não ao da leitura (embora caso aconteça não seria rejeitada, é claro). Há aqui um "quê" catártico. Me faz lembrar minha época de cristão, quando eu ouvia e repetia a máxima de que aquele que prega é, na verdade, o primeiro ouvinte da pregação.
Quando escrevo, portanto, o faço muito mais para organizar minhas próprias ideias e alcançar conclusões que me pareçam coerentes do que convencer outros sobre estes temas. Muitas vezes início os textos com um certo propósito e termino noutro, posto que o próprio ato reflexivo conduziu-me por caminhos não originalmente meus. Noutras palavras, de tudo quanto eu produzo sou nada mais que o primeiro leitor (quiçá o único), sendo o texto ou a reflexão quase independentes; as musas dos gregos, a "revelação" cristã, os Upanishads hindus. Talvez sejam todos, de fato, resultados pintados em tons e perspectivas diferentes mas sobre o mesmo original (leia O Sopro Vital do Eterno). Caso te incomode tamanha "metafisicidade", então infiramos tão somente que a criatividade humana opera em ritmo mais rápido que o intelecto, de tal forma que até o autor fica para trás em relação à obra. Não importa. Escrever é mágico e, caso não seja místico é, sem dúvida, catártico.
Escrevi no trem, voltando do trabalho. A distância que esta composição está da estação inicial é uma mera fração da distância que eu mesmo estou do cansaço anunciado acima. Eu imaginava que escreveria algo sobre desesperança e falta de fé, mas novamente fiquei para trás, e agora descubro surpreso os caminhos que meu espírito seguiu em detrimento de minha mente. Este foi um dia ruim? Não sei mais dizer. Coisas deram certo e outras errado, como em qualquer outro. A qualidade do dia depende da inclinação do espírito. Um pouco mais cedo li (nos Upanishads) que a iluminação depende da tranquilidade e pureza do espírito. Neste momento entendo que a pureza -muito mais que a ausência de pensamentos pecaminosos que nossa base cristã levaria a interpretar- consiste em não deixar-se turvar pelos eventos externos, não importa sua natureza. Um dia ruim? Hoje não.

4 comentários:

  1. Sempre leio, nunca comento.
    Gosto dos textos, e da perspectiva de que eles seguem caminhos que você não imagina quais serão.

    ResponderExcluir
  2. Saudações Mestre. Obrigado pela boa vontade (quiçá esforço. rs).

    ResponderExcluir
  3. Gabriela da Silva Lima23 de julho de 2018 às 12:33

    Leio, nem sempre, mas com certa frequência e também não comento mas, aqui tenho que manifestar minha concordância com: A qualidade do dia depende da inclinação do dia. Isso se faz muito presente nesse meu 1 ano e 5 meses disponível para o mercado em que venho trabalhando - diria muito mais servindo - em diversas frentes e, o fato de todos os dias aprender algo novo faz meu dia bom. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Gabriela.
      Obrigado pela visita. Isto é verdade. Necessitamos rever nossas respostas ao mundo antes de discutir o mundo. Nossas reações definem a realidade, não o contrário. A humildade de dizer "o fato de todos os dias aprender algo novo" é uma ferramenta valiosíssima.

      Excluir