Cabeçalho

Há anos ocorrem ricos diálogos sobre Civilização Humana e Filosofia, Teologia, História e Cultura em geral! Tudo que possa interessar a alguém que espera da vida um pouco mais que outra temporada de BBB! Após diversos convites a tornar públicos estes diálogos, está feito! Quem busca uma boa fonte de leitura, por favor, NÃO VISITE este site. O que esperamos, de fato, é a franca participação de todos, pois não se chama “Outros Discursos”.

sábado, 27 de agosto de 2011

Entrelinhas Metafísicas!


Antes de expor o pensamento, preciso explicar o motivo e apresentar o contexto:
* Sobre o motivo, devo dizer que procurei (nem sempre com sucesso) manter alguma neutralidade nos textos previamente publicados, respeitando o pensamento de eventuais leitores, além de evitar impor minha opinião enquanto a apresento. Ocorreu-me que antes da criação deste site, na época dos diálogos entre amigos, eram justamente textos de origem particular e pessoal que levavam aos ricos diálogos que seguiam, assim, reservo-me o direito de, na presente publicação, tratar de assunto pessoal, por isso mesmo tendencioso, e espero que eventuais interlocutores identifiquem nisto transparência, não imposição! A todos solicito que evidenciem aprovação (ou não) ao texto, para que eu saiba se poderei apresentar textos semelhantes no futuro ou se convêm que mantenha a estrutura anterior! Mesmo quem não pretende participar deste diálogo (comentar este texto), solicito que utilize a ferramenta “+1 no Google” (presente no rodapé do site) caso considere válido este tipo de material.
* Em relação ao Contexto, devo esclarecer que em 16/08/2011 ocorreu meu desligamento da empresa na qual atuava. Minha forma nada ortodoxa de pensar, falar e agir justifica o desligamento, assim, não cabe discutir tal assunto, mas devo citá-lo, como disse, por questão de contexto.
            Evidenciados motivo e contexto, posso ir ao ponto; ao olhar pragmático do homem contemporâneo todos os eventos, sejam físicos, químicos e até mesmo sociais, tem direta conexão com questões de causalidade. Neste aspecto, meu desligamento é diretamente relacionado às questões de postura (nesta palavra resumo a “minha forma nada ortodoxa de pensar, falar e agir”) a qual, incompatível com o meio no qual me encontrava, exigia adaptação de alguma parte ou expurgo do agente estranho (EU). Isto bastaria para explicar meu atual desemprego, encerraria o assunto e nos deixaria com a mente livre para acompanhar os “Gols do Fantástico”. Para mim não! Gosto de ler as Entrelinhas Metafísicas existentes nos eventos; neste, em particular, á algo digno de nota. Quando eu era Cristão, havia determinado a terça-feira como dia de vigília e oração! Na prática, não cheguei a levar tal objetivo a cabo, mas mesmo sem ter passado toda a noite (de alguma destas terças) em oração, alguns bons momentos de oração foram possíveis.
            Na sexta-feira, 12/08/2011, enquanto voltava do trabalho e refletia sobre a vida e minha prática (budista), ocorreu-me a injustiça que cometi, já que não havia dedicado ao Budismo o mesmo grau de zelo dado ao Cristianismo; sobretudo pensava na vigília e nas antigas “terças-feiras”. Decidido, do metrô enviei uma mensagem (SMS) à minha senhora notificando-a que terça seria dia de vigília. Quando ela chegou em casa, me censurou, não sem razão, já que tal atividade poderia comprometer a quarta-feira, sobretudo os cuidados do meu filho, o qual eu busco na escola e com o qual fico a noite toda. Expostos estes motivos, aceitei alterar a data de vigília para os sábados. Curioso foi, portanto, que exatamente na terça, 16/08, data que deveria ser minha primeira noite de vigília como Budista, fui desligado, o que permitiria (permitiu) que eu iniciasse naquela mesma terça as práticas às quais havia me predisposto!
            A Metafísica é tênue, efêmera, não poderia ser d’outro modo. É facilmente descartável, já que todos os eventos permitem alguma explicação sem ela! Mesmo assim, creio que a vida fica muito mais interessante quanto nos atentamos a estas Entrelinhas Metafísicas!

4 comentários:

  1. Olá Marcelo!

    Em primeiro lugar eu espero que não esteja muito chateado com o seu desligamento, tenho certeza de que você vai superar facilmente isso. E realmente, quando as coisas por um motivo desconhecido "devem" acontecer elas acontecem.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Saudações Sr. Anselmo!
    Sobre o desligamento, estou bastante tranquilo. Como tiraria férias em setembro, não convêm buscar agora recolocação profissional! Estou encarando este período como acréscimo às ferias, assim, deixarei as preocupações profissionais (e financeiras... rs) para outubro.
    Quando tiver tempo, gostaria que o senhor me desse dicas sobre como colocar aquela área de sites recomendados!
    Que a Força esteja com você!

    ResponderExcluir
  3. bom texto!
    É incrível como estou distante dessas entrelinhas metafísicas. Lembro disso no passado distante...
    de qualquer forma, acho que uma nova etapa se abrirá com sua saída do banco!
    até mais!
    \\\///

    ResponderExcluir
  4. Saudações Mestre Newton!
    Devo dizer que a presença ou ausência de uma atividade religiosa específica não determina nosso grau de "metafisicidade", assim, não creio que esteja tão distante quanto julga!
    \\\///

    ResponderExcluir