Cabeçalho

Há anos ocorrem ricos diálogos sobre Civilização Humana e Filosofia, Teologia, História e Cultura em geral! Tudo que possa interessar a alguém que espera da vida um pouco mais que outra temporada de BBB! Após diversos convites a tornar públicos estes diálogos, está feito! Quem busca uma boa fonte de leitura, por favor, NÃO VISITE este site. O que esperamos, de fato, é a franca participação de todos, pois não se chama “Outros Discursos”.

terça-feira, 20 de março de 2012

D.E.D. ¹: O que, afinal, são as Galáxias?


Alguém é capaz de me esclarecer como é possível existir uma Galáxia? Não vale visitar a Wikipédia e me trazer um “copy paste” da definição de “Galáxia”. A minha dúvida não é sobre sua forma ou definição, mas sim sobre a condição de possibilidade de sua existência. Explico:
Ontem à noite eu estava refletindo sobre a influência gravitacional da Lua sobre a vida na Terra. Sobre as marés, para ser mais específico. Ora, gravidade é a força de atração que um corpo – QUALQUER CORPO – exerce sobre o outro, mas é tão tênue que não somos capazes de observá-la em corpos pequenos. Não percebo minha mão atraindo o celular ou o teto de minha casa atraindo os móveis para cima. Ela é observável apenas em corpos grandes, assim a percebemos quando a Terra atrai nossos corpos e quando a Lua atrai a massa das águas (na verdade, trata-se de uma atração mútua, assim, tanto a Lua atrai a água quanto a água atrai a Lua). Também está presente – A Gravidade – como condição de existência do nosso sistema Solar, pois é ela quem garante que os planetas não saiam voando pelo Universo a fora. Agora reflitam comigo:
Se for a Gravidade que mantêm a Lua ao redor da Terra assim como a Terra ao redor do Sol, também é a Gravidade que mantêm determinado grupo de estrelas unidas nestes imensos aglomerados que denominamos Galáxias. É sabido a força gravitacional é determinada pela distância entre os corpos envolvidos no processo, assim, se a Lua se aproximasse um pouco mais da Terra, cairia sobre nós. Caso se distanciasse, sairia voando para fora de sua órbita. Ela está em uma zona de equilíbrio entre a força gravitacional que sofre de nosso planeta e a sua velocidade. Por ser um corpo pequeno, possui força gravitacional menor que a Terra, por isso nossos astronautas podiam saltar muito mais alto do que fariam em solo terrestre. Não obstante, apesar desta força reduzida, ainda consegue interferir profundamente nas águas de nossos mares. Se é assim, como as demais estrelas de nossa Galáxia, absurdamente maiores que a nossa Lua – Portanto com força gravitacional incrivelmente maior – não causam qualquer efeito em nosso planeta? Qualquer um diria, “Simples! Porque estão demasiadamente distantes ² de nós para que seja possível perceber qualquer interferência!”. Ótimo! Chegamos ao ponto que me leva à pergunta do título, “O que, afinal, são as Galáxias?”.
Se a distância destas estrelas é tamanha, como é possível que sua força gravitacional, praticamente irrelevante para nós, seja capaz de manter nossa própria estrela, e com ela nosso sistema, como integrante desta Galáxia? O que, afinal, evita que nosso Sol saia voando livremente pelo Universo? Especuladores poderiam apelar para os tais Buracos Negros no centro das Galáxias, mas o problema seria o mesmo! Se estamos tão distantes do centro da Galáxia que mal somos capazes de comprovar a presença de tal astro, como poderia sua gravidade residual manter-nos aqui?
 
Notas:
¹ Com alguma periodicidade eu posto no Twitter (@PhdCelo) as D.E.D.s, “Dúvida Existencial do Dia”. Como esta, em particular, era grande demais para aquele canal, optei por inseri-la aqui
² A estrela mais próxima do Sol, Proxima Centauri, está a aproximadamente 4,22 anos luz de nós! Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Proxima_Centauri

Nenhum comentário:

Postar um comentário