Cabeçalho

Há anos ocorrem ricos diálogos sobre Civilização Humana e Filosofia, Teologia, História e Cultura em geral! Tudo que possa interessar a alguém que espera da vida um pouco mais que outra temporada de BBB! Após diversos convites a tornar públicos estes diálogos, está feito! Quem busca uma boa fonte de leitura, por favor, NÃO VISITE este site. O que esperamos, de fato, é a franca participação de todos, pois não se chama “Outros Discursos”.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Diagramação Automática! (Textos e Vidas)


Há algum tempo comentei que sonhava que escrevia, mas ao acordar não recordava o produto. Naquela ocasião ocorreu de lembrar-me do título. Desta vez, acordei lembrando até mesmo do conteúdo do texto, conforme segue:

Diagramação corresponde à atividade de organizar a distribuição de textos e imagens nas páginas de uma mídia (livro, revista, site, etc.). Visando obter maior produtividade, alguns profissionais da área lançam mão de um recurso chamado ‘Diagramação Automática’, ferramenta dos softwares deste tipo de trabalho através da qual o próprio sistema calcula possíveis distribuições do material trabalhado, cabendo ao redator apenas rever e corrigir pequenos desvios que podem ocorrer no processo. Não sou nenhum especialista da área; busquei estas informações no Google a fim de aproveitá-las em nosso diálogo sobre a diagramação do texto mais importante de todos, o texto de nossas vidas. [...]”

Este texto seguiria por uma curta discussão sobre o empobrecimento que é conduzimos nossa vida em modo “automático”, sendo uma experiência muito mais relevante optarmos por diagramá-la “na unha”. Existe apenas um problema; Confira no Google! Aparentemente a ferramenta “Diagramação Automática” nem existe, ou não é tão popular quanto era no meu sonho. Texto perdido? Claro que não! Se minha intenção era justamente convidar um eventual interlocutor a abandonar o automático em sua vida e diagramá-la com seriedade e atenção, página por página, reforça meu convite o fato de descobrir que nem as diagramações do papel são feitas por programas automáticos!
Convém, portanto, que cada um de nós reveja sua vida, seus padrões de comportamento, consumo, pensamento, relacionamento, etc., repassando-os com atenção e cautela, buscando identificar traços de automatismo: Compro porque preciso ou porque todo mundo compra? Evito relacionar-me com determinada pessoa em decorrência de um desvio real do caráter dela, ou será que mal a conheço, a evitando apenas porque ela não é popular ou por se vestir mal? Minha mente é um local de rica produção ou uma área nebulosa, detestável caso fosse possível a alguém entrar lá dentro?
Fica o convite! Dialoguemos sobre isto, reconhecendo nossos automatismos, apoiando-nos mutuamente em novos processos de diagramação para o Fabuloso Livro da Vida!

2 comentários:

  1. Estou ficando sem graça de fazer a cada post um comentário, mas não resisto. Vou falar sobre a diagramação, existem realmente diversos softwares que lhe sugerem a possibilidade de diagramação, mas eu que faço analise destas, nunca mantive uma dessas sugestões.As máquinas trabalham com parametros, nós trabalhamos (ou deveriamos) com possibilidades, nós encontramos alternativas, nos inovamos, inventamos, nós, eu jamais liberei para produção um serviço sem te-lo otimizado, o software sugeriu 8 montagens por folha, eu analisei e consegui tirar simestria na conjugação e mandei com 10 (muita economia). Mas sem falsa modestia, sei que é por esse meu estilo, que me mantenho empregada mesmo com meu genio indomavel (segundo, meu gerente), pq meus colegas do passado, eram robos. Eu acredito que o motivo desta automatização é a preguiça, pq dá um puta trabalho, pegar o a4 desenhar montagens, criar, otimizar, é muito mais facil, apertar o OK e o PRINT. E aproveitar o tempo que "sobrou" para um café com os outros que tb já apertaram seus OKs. E o mais interessante disso, é que aqui, na sala do ar condicionado, muitos se acham superiores aos caras lá da fábrica, e pra mim, a clara diferença é que, aqui se apertam botoes sentados e lá em pé. A ideia de um mundo idiota e automatico, me assusta. Me assusta pelo simples motivo dele estar ai, batendo em minha porta, todos os dias eu penso nisso, a cada dia eu fico mais chata e sozinha. Minha familia acha que sou uma anarquista de merda, quando na verdade eu só queria que eles se esforçassem para sair da "sala de jantar". Hoje foco no meu filho, ele é meu maior projeto, e acredito que é minha ajuda direta ao Idiotismo. Além é claro, de querer lecionar no máximo daqui um ano. Temos que refletir e pensar o que iremos conseguir com a glorificação da ignorancia...

    ResponderExcluir
  2. Sem este papo de "sem graça" rs. Sem graça deverá ficar se deixar de comentar! O objetivo é este, dialogar; pena que nem todo mundo pegou a ideia! Monitoro o nº de visitas e não é baixo, mesmo assim, os comentários são muito poucos! Acho triste, já que não busco estatísticas, mas sim interação, troca de conhecimento! Amadurecimento mútuo! Sobre o que você disse, me lembro do filme "Os Incríveis" e a insatisfação do Sr. Incrível com a adoração à mediocridade que se observava. E "as pessoas da sala de jantar ocupadas em nascer e morrer", nada mais! Fico feliz em saber de sua intenção em lecionar! Não sou um tolo, assim, embora acredite na educação como único meio de real transformação social, sei que será algo lento e à longo prazo. Mas não desanimo! Aguardo ansioso assim como assisto o lento crescimento das plantas ali na sacada! Nada acontece de um dia para o outro, mas quando você observa pacientemente e realiza com zelo o seu papel, os resultados são grandiosos!

    ResponderExcluir