Cabeçalho

Há anos ocorrem ricos diálogos sobre Civilização Humana e Filosofia, Teologia, História e Cultura em geral! Tudo que possa interessar a alguém que espera da vida um pouco mais que outra temporada de BBB! Após diversos convites a tornar públicos estes diálogos, está feito! Quem busca uma boa fonte de leitura, por favor, NÃO VISITE este site. O que esperamos, de fato, é a franca participação de todos, pois não se chama “Outros Discursos”.

quinta-feira, 3 de março de 2022

#Verborragia: Força

Para entender o motivo da Verborragia clique aqui (Por favor Participe! É grátis e fará um [pseudo]autor muito feliz!).  A palavra de hoje é "Força". Pela força do destino fiquei em home-office no dia da publicação deste texto. Escrevo-o sentado ao lado da porta da sacada, que está aberta. Minha casa (e esta porta) é (são) voltada(s) ao poente; daqui vejo a "face" das casas voltadas ao nascente e, indiretamente, observo a força do Sol.

Acordei através da força da vida, chamei meu filho para se preparar para a escola pela força da responsabilidade. Escrevo este texto pelas forças do compromisso (assumido quando recebi a sugestão da palavra) e do deleite (meu gosto por escrever). Cruzando a porta aqui descrita tenho algumas plantas; numa delas habita uma aranha (na verdade descobri ontem que são duas; eu nunca tinha visto um casal de aranhas na vida) da qual não me aproximo, dada a força do medo, mas a qual não removo, pela força do respeito.

Força é um termo muito abrangente, presente em cada ato da vida consciente, inconsciente e até nas coisas (supostamente) desprovidas de vida; é força (gravitacional) que mantém o sutil equilíbrio de nossos sistema solar e força (eletromagnética) que mantém a coesão dos átomos que nos compõe; a força do amor alimenta nossos laços familiares (ao menos deveria ser) e a força da lealdade, nossas amizades. O que eu poderia falar a respeito?

Muita coisa é "Força" e, ainda assim, nem tudo é força. Pensar que há força em tudo, mesmo quando não notamos, me faz pensar em como foi correta a escolha deste termo para a "mitologia" da franquia Star Wars.

"Eu sou um com a Força! A Força está comigo!"

Não! Não vou fazer propaganda de filmes; nada te obriga a ter o mesmo gosto cinematográfico que eu; tampouco vou inferir que a mitologia de uma ficção seja real (pra mim é, mas pulemos esta parte). O que desejo é chamar a sua atenção para esta infinidade de formas que a palavra (o conceito) "Força" pode adotar, impregnando tudo que nos cerca e penetra e, ainda assim, tantas vezes sentimo-nos sem forças. Um amigo triste te procura e você, quase sem pensar, diz "Força, cara!"; seu desejo de transmitir algo é real, mas é evidente que não é essa simples frase que vai mudar a vida daquela pessoa.  Refazer a lista acima (de algumas situações nas quais a Força está) também não ajudará nosso amigo a reconhecê-la, nem nos ajudará a recuperá-la se formos nós mesmos o ponto de sua (aparente) ausência.

No fim, mirei na Força e acertei a empatia. "Força, parceiro!" não pode fazer nada, mas ser Força pode. O (aparentemente) sem Força só precisa de tempo para reencontrá-la; esse tempo pode ser menor (ou menos doloroso) se não for vivido sozinho; Talvez possamos, afinal, ser Cavaleiros Jedi não ficcionais lutando contra as trevas (o tal Lado Sombrio da Força) por um ato muito simples: Se somos Força e se somos capazes de reconhecer a Força em tudo e em nós, podemos colocar a Força ao lado do amigo abatido estando ao lado dele, em silêncio; Se somos Força a Força estará com ele.

Todas as Forças do universo são capazes se somar: Gravidade atrai massa e a reunião das massas gera mais gravidade; o mesmo para qualquer força de atração que  você puder imaginar; eventuais forças de repulsão são ilusórias; o universo existe em função em uma inexplicável e sutil superioridade da atração à repulsão, do contrário, os átomos se desfariam. Se você chama isso de "eletromagnetismo", "gravidade", "força forte" (pesquise física), "força fraca" (idem), "eros" (sem Freud aqui, irmão), "storge", "philia",ágape, etc., tanto faz, a questão é que estamos aqui, portanto, ESTEJA AQUI. No caso, esteja ao lado! Apenas esteja! Força, irmão!

Que a Força esteja conosco!

2 comentários:

  1. Sensacional seu trabalho, meu querido! Parabéns pela intelectualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana. Como vai? Mais uma vez afirmo que fiquei muito feliz e grato. Por favor volte sempre. A casa é sua.

      Excluir