Cabeçalho

Há anos ocorrem ricos diálogos sobre Civilização Humana e Filosofia, Teologia, História e Cultura em geral! Tudo que possa interessar a alguém que espera da vida um pouco mais que outra temporada de BBB! Após diversos convites a tornar públicos estes diálogos, está feito! Quem busca uma boa fonte de leitura, por favor, NÃO VISITE este site. O que esperamos, de fato, é a franca participação de todos, pois não se chama “Outros Discursos”.

quinta-feira, 31 de março de 2022

#Verborragia: Contramão

Para entender o motivo da Verborragia clique aqui (Por favor Participe! É grátis e fará um [pseudo]autor muito feliz!).  A palavra de hoje é "Contramão".  Nesta semana essa palavra me faz pensar apenas em mão; uma mão muito específica em uma cara (fazia mais sentido grafar "cara" que "rosto". Desculpe) também específica.

Não é preciso ser habilitado (para dirigir) para ter plena ciência do emprego do termo Contramão: refere-se ao movimento em uma via seguindo a direção contrária àquela para a qual a via é destinada. Se há outros na mesma via seguindo a direção original isto levará a um acidente.

Por favor repare que não escrevi "direção errada", pois a via ter uma direção específica não implica que aquela seja a Correta, assim como "ir na contramão" não caracterize necessariamente um erro, embora seja sempre um risco (maior ou menor, conforme cada caso).

O querido amigo que propôs esta reflexão escreve efusivamente sobre o Budismo, uma contramão na sociedade cristã na qual estamos instalados; Qual a direção correta? Não vou entrar nessa via. (risos). Eu escrevo sempre sobre hinduísmo, Outra contramão: Que Shiva nos guarde dos acidentes e que Parvati nos conceda compreensão e boa sorte.

De erro em erro, de acerto em acerto, de dúvida em dúvida, nos deslocamos nas tortuosas e emaranhadas estradas da vida; Qual a melhor via? Falo de religiosidade, postura, valores, rotina, alimentação, tudo.

Invariavelmente determinadas visões de mundo e sistemas de valores entrarão em destaque, serão a "mão" do momento e toda experiência diferente será uma "contramão". Nossa existência (como espécie e cada existência individual) é um processo dialético, assim, tese, antítese e síntese são um bailar de mão, contramão e seus mútuos ajustes.

Voltando ao exemplo do Cristianismo, algo que hoje lhe parece tão arraigado e natural, espero que consiga se lembrar que isso só foi possível porque Jesus foi na contramão da religiosidade de sua região e época e, como dito no início, ir na contramão causa acidentes (neste caso, a cruz).

É preciso coragem e habilidade para ir na contramão; é preciso sabedoria e reflexão para ver quais mãos valem a pena sustentar.

Mas e o tapa? Talvez o humor desenfreado, sob a máscara da Liberdade, tenha sido uma mão e o tapa uma bela contramão na cara do mundo. Talvez seja justamente o contrário e a violência seja a mão contra a qual protestar. Não me cabe esta avaliação.

Quais as mãos diante de você? Qual contramão seguirá? Coragem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário