Cabeçalho

Há anos ocorrem ricos diálogos sobre Civilização Humana e Filosofia, Teologia, História e Cultura em geral! Tudo que possa interessar a alguém que espera da vida um pouco mais que outra temporada de BBB! Após diversos convites a tornar públicos estes diálogos, está feito! Quem busca uma boa fonte de leitura, por favor, NÃO VISITE este site. O que esperamos, de fato, é a franca participação de todos, pois não se chama “Outros Discursos”.

quarta-feira, 30 de abril de 2025

#Verborragia: Alívio

 A vida é um processo: uma sucessão ininterrupta de interações com o mundo exterior: pessoas, eventos, tempo, intempéries etc. Por mais que eu procure me manter otimista, é preciso reconhecer que não está tudo bem o tempo todo (como melhorar?).

quarta-feira, 23 de abril de 2025

#Verborragia: Sopro

 Alguns dias depois da sugestão da palavra para a reflexão de hoje, lembrei-me que tenho um texto mais antigo chamado "Sopro vital do eterno"¹. Decidi não relê-lo até a conclusão do presente texto, para que o Marcelo do passado não me influencie (supondo que mitigar tal influência seja mesmo possível).

A pessoa que a sugeriu disse "porque sopro é começo, é leveza, é o que antecede o verbo."², entre outras coisas.

terça-feira, 15 de abril de 2025

#Verborragia: Acolhimento

 Não é possível desvincular a palavra sugerida para a reflexão de hoje daquele apresentada na reflexão anterior. Se exploramos que uma pessoa pode, eventualmente, ser abrigo para alguém forçoso é reconhecer que um acolhe o outro.

Com isso, não sou capaz de garantir que não ocorrerá alguma redundância entre os textos, mas o que não é redundante neste mundo? ¹

quinta-feira, 10 de abril de 2025

#Verborragia: Abrigo

 Já ouviu aquelas comparações entre casa e lar? "Todo lar é uma casa, ainda que nem toda casa seja um lar". Não seria difícil aproveitar a inferência e, simplesmente, substituir "lar" por "abrigo".

Por outro lado, parece-me que embora seja fácil defender que encontramos abrigo onde estão nossos lares (quando há lares), há abrigos externos aos lares e casas.

sábado, 5 de abril de 2025

Eterno Retorno

Ontem eu sonhei com uma ex-namorada. ENTENDA: Eu não sinto saudade, eu não estava pensando nela, eu não tenho nada incompleto ou mau resolvido (mas preciso dizer que adorei o sonho). No sonho eu estava em uma casa de cômodos muito grandes e, na sala, havia uma espécie de "vazamento" por meio do qual muita água caia, em forma de cachoeira, bem no meio da sala (importa registrar que, no mundo real, vi ao acordar, chovia copiosamente, portanto, essa cachoeira pode ter sido inserida no sonho por impressões residuais dos meus órgãos sensoriais).

As pessoas no ambiente, não poucas, brincavam na água, ora indo espontaneamente 

quarta-feira, 2 de abril de 2025

#Verborragia: Horizonte (II)

 Quando Horizonte¹ foi novamente sugerido, há alguns dias, informei que já existia texto sobre aquela palavra; a réplica veio em forma de convite, sugerindo que eu expandisse o texto, concentrando-me em "explorar mais os 'horizontes infinitos' – Como as infinitas possibilidades podem ser paralisantes ou libertadoras, dependendo de como olhamos para elas.".