Cabeçalho

Há anos ocorrem ricos diálogos sobre Civilização Humana e Filosofia, Teologia, História e Cultura em geral! Tudo que possa interessar a alguém que espera da vida um pouco mais que outra temporada de BBB! Após diversos convites a tornar públicos estes diálogos, está feito! Quem busca uma boa fonte de leitura, por favor, NÃO VISITE este site. O que esperamos, de fato, é a franca participação de todos, pois não se chama “Outros Discursos”.

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

#Verborragia: Virgem

 Para entender o motivo da Verborragia clique aqui (Por favor Participe! É grátis e fará um [pseudo]autor muito feliz! ).  A palavra de hoje é #Virgem. Este espaço não inclui ponderações astrológicas, mas não posso deixar de citar minha mãe que, representante do referido signo, fez trocadilho sobre o tema a vida toda.

E já que falou-se em signo, há de se registrar que o termo evoca, naturalmente, a palavra "sinal" e esta pode ser expandida para discussões sobre significante e significado. Pressupõe-se que um sinal -um signo - seja um significante que evoque, imediatamente, significados para aqueles iniciados em sua aplicação. De astrologia não sei nada mas já me vi despido (conceitualmente) por moça que, em posse de minha data de nascimento, garantiu localizar toda a sorte de significados ao meu respeito (raramente equivocada, preciso registrar. Mas não é esse o tema de nossa conversa).

Quando a palavra foi sorteada inclinei-me a transcorrer sobre questões de sexualidade, mas decidiram as musas seguir outra via: eu obedeço.

Significantes e significados, perfeitamente reunidos na forma de signos (aqui expandimos o termo para além dos mapas astrais e afins), cercam-nos desde o nascimento e nos acompanham até a morte, notemos ou não. O mundo é repleto de mensagens que nos são transmitidas das mais variadas formas, nas mais diversificadas estratégias, faltando-nos -quase sempre - a iniciação nas artes de interpretação.

Não pretendo aqui realizar qualquer apologia ao misticismo, mas sim convocar à responsabilidade de vivermos atentos à vida, alertas aos seus sinais; não quero postular mensagens de inteligências superiores e sobrenaturais (nem descartá-las), mas tão somente alertar que há muito para aprender no mundo à nossa volta; aprendemos das pessoas mais no que mostram que no que falam, mas perdemos isso, ora por pura desatenção, ora por sobrecarregar a "mensagem" com sinais que desejamos estar lá, em detrimento dos signos reais: projetamos nossas próprias intenções. Aprendemos do mundo mais no dia a dia que nas apostilas (isso não é convite para evasão da academia) e mais no diálogo honesto com o professor que no livro (viu?); aprendemos mais no livro que na internet e mais na canção que no YouTube. Para ser sincero, estas comparações são totalmente equivocadas e se/caso atentos, aprendemos algo em absolutamente tudo: tudo é signo.

Há um significado novo escondido em cada pichação na parede, cada verso, cada "bom dia", cada piada perdida em um desenho animado, tom de voz, mover de inseto, sonho, balançar de folha, horóscopo (por que não?), etc .

Mas para ler é preciso atenção, estar consciente ali, ver o que está lá e não seus desejos projetados nos eventos.

O presente espaço, desde seu nascimento, é meio e resultado do esforço constante de observar e mesmo este que te faz o convite falha reincidentemente neste exercício. Que bom que não há ninguém contando pontos; podemos recomeçar quantas vezes forem necessárias. Há uma mensagem (um significado) em absolutamente cada evento, cada encontro, cada desencontro. Observemos.

Não seja nosso olhar um ente virgem vagando pelo mundo sem sequer saber a que veio. Os signos estão em toda parte aguardando apenas o leitor atento. Leia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário