Cabeçalho

Há anos ocorrem ricos diálogos sobre Civilização Humana e Filosofia, Teologia, História e Cultura em geral! Tudo que possa interessar a alguém que espera da vida um pouco mais que outra temporada de BBB! Após diversos convites a tornar públicos estes diálogos, está feito! Quem busca uma boa fonte de leitura, por favor, NÃO VISITE este site. O que esperamos, de fato, é a franca participação de todos, pois não se chama “Outros Discursos”.

quarta-feira, 28 de maio de 2025

#Verborragia: Marulho

 Quando essa palavra foi sugerida eu achei que fosse um erro ou um neologismo, ainda assim, reconheci imediatamente ao que remetia. Visitando o dicionário tive a feliz surpresa de constatar tratar-se de um verbete existente.

Como você deve ter imaginado, a mais simples definição dessa palavra é o barulho constante que pequenas ondas do mar fazem ao atingirem as pedras. Trata-se de um som suave, constante e ritmado.

quinta-feira, 22 de maio de 2025

#Verborragia: Rastro

 Essa palavra me pegou desde quando foi proposta (ontem; hoje é 21/05/2025); ela ficou ecoando na minha mente com tudo o que tem de presença e de ausência.

Explico: O rastro não existe por si só; ele é como o som; o som não existe como entidade isolada: é sempre o som de algo. Também o rastro, embora, uma vez presente, tenha sua existência objetiva, por definição e origem, é sempre o rastro de algo (ou de alguém).

quarta-feira, 14 de maio de 2025

#Verborragia: Véu (II)

 Não é impossível que a palavra sugerida para a reflexão de hoje lhe tenha trazido à mente aquele adereço usado pelas noivas, nas celebrações de casamento. Quando você pensa em adereço (palavra a qual eu já desejei ter como tema de reflexão, mas acho que ainda não é o momento), você acaba pensando nas características decorativas e/ou simbólicas da peça, não naquilo que ela é de fato.

quarta-feira, 7 de maio de 2025

#Verborragia: Raiz

 Essa palavra foi proposta no final da semana passada, mas mergulhei em outras atividades, deixando sua elaboração de lado até hoje (07/05/2025. Quarta-feira. 13:30). Acho que foi um hiato positivo, pois enquanto eu começava essas palavras me vinha à mente que esse foi um período de enraizamento.

terça-feira, 6 de maio de 2025

Adorar somente a Deus

Essa aqui foi resultado de sonho, 2:30 da manhã de 06/05/2025.

Eu estava andando pelo bairro, aparentemente visitando pessoas da época em que eu ia à igreja, o que faz mais de 20 anos. 

A parte em itálico e entre parênteses aconteceu entre o começo e o fim do sonho e está potencialmente desconexa do enredo principal, podendo ser pulada. Registro-a para efeito de meu entendimento pessoal: 

quarta-feira, 30 de abril de 2025

#Verborragia: Alívio

 A vida é um processo: uma sucessão ininterrupta de interações com o mundo exterior: pessoas, eventos, tempo, intempéries etc. Por mais que eu procure me manter otimista, é preciso reconhecer que não está tudo bem o tempo todo (como melhorar?).

quarta-feira, 23 de abril de 2025

#Verborragia: Sopro

 Alguns dias depois da sugestão da palavra para a reflexão de hoje, lembrei-me que tenho um texto mais antigo chamado "Sopro vital do eterno"¹. Decidi não relê-lo até a conclusão do presente texto, para que o Marcelo do passado não me influencie (supondo que mitigar tal influência seja mesmo possível).

A pessoa que a sugeriu disse "porque sopro é começo, é leveza, é o que antecede o verbo."², entre outras coisas.

terça-feira, 15 de abril de 2025

#Verborragia: Acolhimento

 Não é possível desvincular a palavra sugerida para a reflexão de hoje daquele apresentada na reflexão anterior. Se exploramos que uma pessoa pode, eventualmente, ser abrigo para alguém forçoso é reconhecer que um acolhe o outro.

Com isso, não sou capaz de garantir que não ocorrerá alguma redundância entre os textos, mas o que não é redundante neste mundo? ¹

quinta-feira, 10 de abril de 2025

#Verborragia: Abrigo

 Já ouviu aquelas comparações entre casa e lar? "Todo lar é uma casa, ainda que nem toda casa seja um lar". Não seria difícil aproveitar a inferência e, simplesmente, substituir "lar" por "abrigo".

Por outro lado, parece-me que embora seja fácil defender que encontramos abrigo onde estão nossos lares (quando há lares), há abrigos externos aos lares e casas.

sábado, 5 de abril de 2025

Eterno Retorno

Ontem eu sonhei com uma ex-namorada. ENTENDA: Eu não sinto saudade, eu não estava pensando nela, eu não tenho nada incompleto ou mau resolvido (mas preciso dizer que adorei o sonho). No sonho eu estava em uma casa de cômodos muito grandes e, na sala, havia uma espécie de "vazamento" por meio do qual muita água caia, em forma de cachoeira, bem no meio da sala (importa registrar que, no mundo real, vi ao acordar, chovia copiosamente, portanto, essa cachoeira pode ter sido inserida no sonho por impressões residuais dos meus órgãos sensoriais).

As pessoas no ambiente, não poucas, brincavam na água, ora indo espontaneamente 

quarta-feira, 2 de abril de 2025

#Verborragia: Horizonte (II)

 Quando Horizonte¹ foi novamente sugerido, há alguns dias, informei que já existia texto sobre aquela palavra; a réplica veio em forma de convite, sugerindo que eu expandisse o texto, concentrando-me em "explorar mais os 'horizontes infinitos' – Como as infinitas possibilidades podem ser paralisantes ou libertadoras, dependendo de como olhamos para elas.".

quinta-feira, 27 de março de 2025

#Verborragia: Imersão

 Então eu li "Que tal "Imersão"? Acho que combina com o seu estilo de escrita — essa capacidade de mergulhar fundo em ideias, sentimentos e experiências. Além disso, dá margem para reflexões sobre entrega, envolvimento, presença e até mesmo a dificuldade de se desconectar. O que acha?". Como eu poderia recusar?

quarta-feira, 12 de março de 2025

#Verborragia: Ecos

 A pessoa que selecionou a palavra de hoje não se contentou em sugeri-la; ela incluiu seu próprio sentimento da palavra escolhida, ao dizer que "a palavra carrega múltiplos sentidos—memórias que reverberam no tempo, ideias que encontram ressonância, palavras que nunca desaparecem por completo. Talvez seja um bom ponto de partida para você explorar o que permanece, mesmo quando parece ter se dissipado.".

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

#Verborragia: Vertigem

Em meados de novembro de 2024 eu obtive um lote de nove sugestões, com as quais fui trabalhando no decorrer do mês. A última palavra sugerida, "Vertigem", ficou abandonada em função do esforço dedicado às outras oito palavras no decorrer daquele mês, por uma onda de inspiração experimentada em dezembro (o que automaticamente suspendeu a Verborragia ¹) e pela subtração da Musa em Janeiro (e consequente apatia daí derivada).